Eventos Culturais

EXPOSIÇÃO: “O BANHO DA DOROTÉIA”

EXPOSIÇÃO: “O BANHO DA DOROTÉIA”

A FUNDAÇÃO ARTE E CULTURA DE ILHABELA (FUNDACI) PROMOVE A EXPOSIÇÃO: “O BANHO DA DOROTÉIA”, EM FEVEREIRO NO CENTRO CULTURAL DA VILA.

A Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (FUNDACI), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, realizará a exposição " O Banho da Dorotéia", que seguirá até 06 de março.

A mostra terá abertura no próximo dia 20 no Centro Cultural da Vila, além de show musical os visitantes poderão prestigiar fotos que retratam o tradicional Banho da Dorotéia de Ilhabela. As imagens são impressas em tecido e presas em chassi de madeira, capturadas pelas lentes do grande fotógrafo Ronald Kraag.

O Centro Cultural da Vila fica na Rua Santa Tereza, 174, aberto de segunda a sexta das 9h às 18h.

O Conhecido e concorrido Banho da Dorotéia, uma das atrações do Carnaval de Ilhabela, nasceu há quase sessenta anos, originalmente chamado de Banho da Gerarda.

Ao passar o Carnaval de 1955 em Ilhabela, um jovem advogado – Alexandre Derani, começou a sugerir que em Ilhabela deveria existir um banho à fantasia a exemplo do que ocorria em Santos, o famoso Banho da Dorotéia.

A idéia do Banho da Dorotéia ganhou força em 1956 e o Banho da Gerarda saiu às ruas com muitas crianças, jovens caiçaras, turistas e alguns adultos, todos ligados de alguma forma ao Maembi Hotel.

As Fantasias, feitas de papel crepom, foram vestidas no Maembi ou na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, o grupo de Carnavalescos saiu do Esporte Clube, deu a volta pelas ruas da cidade e os participantes caíram no mar, pulando do Pontão (Píer da Vila), colorindo o mar com suas diversas cores e diferentes tonalidades.

No ano seguinte, em 1957, o banho da Gerarda já mais organizado, tendo Alicinho, funcionário do Maembi Hotel, fantasiado de rumbeira, e com Delcídes Cardial e Moacir, ambos da família de Dona Cristina, dona da única padaria da Vila, fantasiados de babá e bebê, num carrinho de pedreiro todo enfeitado. Iniciou-se neste ano a participação do pessoal da padaria que acabou consolidando e eternizando o Banho da Gerarda, que persiste até os nossos dias, com o nome de Banho da Dorotéia.

Dona Dedé França estava sempre presente nos bastidores desde a época do Banho da Gerarda, arrumando modelitos para as fantasias de sua filha Maia e das demais moçoilas que juntamente com todos os jovens ilhabelenses e frequentadores da ilha, tinham na sua casa histórica o ponto de encontro e de recreação da época.

O Banho da Dorotéia foi crescendo e incorporando novos grupos como o do Hotel Petit Village, do Hotel Palhoça, do Hotel Barjara’s – que era comandado pela atriz Consuelo Leandro, para chegar aos dias de hoje.
Quantas saudades...

Adaptação do texto original de Vera Lucia Aquilino Alvarenga Freire.

logo rodape

Endereço

R. Dr. Carvalho, 80 - Centro, Ilhabela - SP,
CEP: 11630-000
Ilhabela, SP.

Informações

Segunda a Sexta das 8h00 às 17h00
Telefone.: (12) 3896-1571 / (12) 3896-1747
Email: contato@fundaci.org